SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38O ENSINO DE INTERTEXTUALIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

NIETSCHE, ELISABETA ALBERTINA et al. CUIDADO ÀS MULHERES LÉSBICAS E BISSEXUAIS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE DISCENTES. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26442.  Epub 20-Jan-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826442.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a integralidade é um dos princípios fundamentais, o que requer dos profissionais um melhor conhecimento da situação de saúde do usuário, considerando suas relações e seu histórico social, garantindo, assim, um acolhimento e um atendimento adequados e de qualidade. O usuário deve ser tratado de modo equânime e integral, inclusive sobre as questões que perpassam a identidade de gênero e orientação afetivo-sexual. Nesse sentido, este estudo busca analisar a percepção dos graduandos do curso de enfermagem quanto à sua formação para o cuidado de mulheres lésbicas e bissexuais. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva e exploratória. A coleta de dados ocorreu com 15 participantes, por meio de uma entrevista semiestruturada, no período de setembro a outubro de 2015. A análise e a interpretação estiveram embasadas na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados organizaram-se em três categorias: influências da formação no cuidado prestado às mulheres lésbicas e bissexuais; potencialidades no cuidado às mulheres lésbicas e bissexuais com relação à formação acadêmica; fragilidades e alternativas acerca da formação no cuidado às mulheres lésbicas e bissexuais. Por fim, identificou-se a necessidade de ampliação da reflexão concernente ao tema na graduação, com o intuito de formar enfermeiros generalistas preparados e seguros para realizar o cuidado adequado a essas mulheres, atendendo suas especificidades.

Palavras-chave : Educação em Enfermagem; bissexualidade; homossexualidade feminina; gênero.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )