SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38GESTIÓN PARA RESULTADOS Y ACCIONES DE CONTROL EN LA POLÍTICA EDUCATIVA PAULISTAPARQUE TEMÁTICO, POPULARIZACIÓN E INVESTIGACIÓN AMAZÓNICA: LA PROPUESTA DEL BOSQUE DE LA CIENCIA/INIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ARRIGO, VIVIANE; LORENCINI JUNIOR, ÁLVARO; BROIETTI, FABIELE CRISTIANE DIAS  y  FREIRE, LEILA INÊS FOLLMANN. DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e33826.  Epub 10-Feb-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469833826.

O presente estudo tem como foco de investigação o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química, no contexto do Estágio Supervisionado. Nosso objetivo residiu em identificar e caracterizar os conhecimentos desenvolvidos pela licencianda sob a perspectiva do PCK ao planejar e implementar atividades de ensino no Estágio de Regência. Durante esse processo, as discussões com a licencianda foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na análise textual discursiva. Em seguida, interpretamos as categorias emergentes com base no modelo de Shulman sobre o PCK e em outros modelos que dele se desdobraram. Os resultados encontrados revelam que, durante o planejamento, o PCK foi mobilizado tendo como ponto de partida o conhecimento do conteúdo, que sustentou a mobilização de outros conhecimentos da base, como o pedagógico geral e o de contexto, de acordo com os seus propósitos de ensino, as características das estratégias de ensino adotadas e as situações de ensino já vivenciadas com os alunos. Após as aulas serem ministradas, percebemos que ocorreu a ampliação do PCK da licencianda por meio de um processo reflexivo que deu origem a cinco categorias: Aprendizagem, Participação, Planejamento, Interação professor-aluno e Mediação Pedagógica do Conteúdo, que, entendemos, representam aspectos que já faziam parte do seu PCK e que se ampliaram por meio da validação da própria prática. Defendemos, portanto, que o desenvolvimento do PCK, neste caso, ocorreu de forma intermediária entre o modelo integrativo e o transformativo proposto por Gess-Newsome (1999).

Palabras clave : ensino de Química; conhecimento pedagógico do conteúdo; formação inicial de professores; Estágio Supervisionado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )