SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADOREFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA A PARTIR DAS PRODUÇÕES DO GT04 DA SBEM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SANTOS, SAULO CÉZAR SEIFFERT  e  CUNHA, MÁRCIA BORIN DA. PARQUE TEMÁTICO, POPULARIZAÇÃO E PESQUISA AMAZÔNICA: A PROPOSTA DO BOSQUE DA CIÊNCIA/INPA. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e29448.  Epub 10-Fev-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469829448.

Os parques temáticos são espaços de entretenimento e de aprendizagem científico-cultural por meio das atividades educativas. Nos estados que compõem a Amazônia brasileira, há poucos museus de ciências do tipo clássico; em contrapartida, há ambientes abertos com a presença do verde e do vivo. Assim, o objetivo aqui foi realizar uma caracterização de um Espaço de Ciência e Tecnologia na Região Norte, com suas características amazônicas, que realiza investigação científica e que promove a popularização desta pesquisa junto às audiências em espaço de visitação física. Foi escolhida uma instituição de Ciência e Tecnologia que promove popularização científica das suas pesquisas - no caso, em Manaus (AM), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) no seu espaço de extensão, o Bosque da Ciência. No início de 2018, foram recebidos documentos relacionados aos planejamentos, relatórios, solicitações de visitas e publicidade, com os quais se realizou uma análise de conteúdo do tipo temático. Os dados indicaram que a equipe de monitores realiza estágio curricular, com duração média de seis meses, ligado ao turismo e ao manejo florestal. Os visitantes são, na sua maioria, do público escolar da educação infantil e do ensino fundamental, e suas motivações de visita estão ligadas ao cultivo do enriquecimento cultural oriundo do espaço amazônico. Considera-se que o modelo de monitoria pode ser melhorado com ações de maior interiorização dos monitores na instituição, bem como com a adoção de uma visão do parque temático enquanto museu para uso de equipe multidisciplinar educativa para além do edutenimento, mas com uma visão de patrimônio amazônico.

Palavras-chave : educação não formal; museu de Ciências; Espaço de Ciência e Tecnologia; INPA.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )