SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38PARQUE TEMÁTICO, POPULARIZAÇÃO E PESQUISA AMAZÔNICA: A PROPOSTA DO BOSQUE DA CIÊNCIA/INPAPROJETO DE VIDA E IDENTIDADE: ARTICULAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LIMA, GABRIEL LOUREIRO DE  e  BIANCHINI, BARBARA LUTAIF. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA A PARTIR DAS PRODUÇÕES DO GT04 DA SBEM. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e24723.  Epub 12-Mar-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469824723.

Este artigo é uma análise interpretativa de caráter bibliográfico. Tem por objetivo, estabelecer interlocução entre cinco pesquisas de autoria de membros do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior (GT04), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, sobre o ensino e a aprendizagem de Álgebra, com reflexões presentes em estudos de outros autores de renome na Educação Algébrica. As discussões organizam-se em três temáticas: requisitos para aprender Álgebra; como a Álgebra é ensinada e como deveria ser ensinada; e a natureza das dificuldades evidenciadas na aprendizagem de Álgebra. Para coletar, categorizar e analisar dados, adotamos alguns pressupostos da Análise de Conteúdo na ótica de Bardin. Por meio do estudo realizado, pudemos perceber que, embora os objetos das pesquisas do GT04 sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática na universidade, muitas das discussões relacionadas à Álgebra presentes nas investigações dos membros deste Grupo por nós iluminadas e articuladas com afirmações de pesquisadores de renome, tanto no cenário nacional quanto internacional da Educação Algébrica, não dizem respeito especificamente ao ensino superior. Considerações relacionadas à especificidade do GT se fazem presentes de maneira mais contundente nas reflexões acerca da natureza das dificuldades evidenciadas na aprendizagem de Álgebra, havendo, no entanto, mesmo nesta categoria de análise, considerações pertintentes também à Educação Básica.

Palavras-chave : Ensino de Álgebra; Dificuldades de Aprendizagem em Álgebra; Educação Matemática no Ensino Superior; Análise Interpretativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )