SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38PROJETO DE VIDA E IDENTIDADE: ARTICULAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃOSUSTENTABILIDADE COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA A TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

VELOSO, BRAIAN  e  MILL, DANIEL. INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÚBLICA ENQUANTO FENÔMENO ESSENCIALMENTE DIALÉTICO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e33842.  Epub 11-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469833842.

O objetivo deste artigo é examinar as relações de causa e efeito no processo de incorporação orgânica da Educação a Distância (EaD) nas universidades públicas. Para tanto, propomos o conceito de dialética para explicar a institucionalização da modalidade. No que se refere à metodologia, a partir da triangulação metodológica utilizamos diferentes instrumentos, estratégias e fontes de coleta, a saber: análise documental; grupos focais virtuais; entrevistas semiestruturadas; técnica Delphi; e questionário virtual. Os dados foram analisados mediante as abordagens qualitativa e quantitativa, sem perder de vista a nossa matriz epistemológica concernente à sociologia compreensiva de Max Weber. Esta diz respeito à apreensão das universidades enquanto aglomerados de sujeitos que atribuem sentido subjetivo à sua ação socialmente orientada. Com o estudo, chegamos ao entendimento de que a institucionalização da EaD é um fenômeno essencialmente dialético, porque está enredado em constantes embates movidos pelas contradições imanentes. Enquanto persistem as visões dicotômicas, sobretudo por meio do modelo instituído pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem-se importantes percalços na incorporação orgânica da modalidade. Assim sendo, consideramos que a superação dessa política pública de caráter emergencial tende a culminar no processo maior de síntese, em que EaD e educação presencial se tornam justapostas. Chega-se à educação híbrida, uma vez que os qualificativos “presencial” e “a distância” se tornam secundários, dando-se maior enfoque ao processo educacional.

Palavras-chave : educação a distância; institucionalização; Sistema UAB; dialética.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )