SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÚBLICA ENQUANTO FENÔMENO ESSENCIALMENTE DIALÉTICOPRODUZINDO A SUBALTERNIDADE: AS MERENDEIRAS NOS DOCUMENTOS E INICIATIVAS DA GESTÃO FEDERAL DO PNAE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PEREIRA, MÁRIAM TRIERVEILER. SUSTENTABILIDADE COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA A TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT). Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35849.  Epub 10-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835849.

A ideia deste artigo surgiu de inquietações sobre a trajetória e o potencial da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, em um momento crucial da história da humanidade, a Idade da Complexidade, em que ocorrem rápidas transformações no modo produtivo, com profundas implicações ambientais. Estudos mostram que, daqui a algumas décadas, o indivíduo não terá uma única profissão, serão constantes a criação e o desaparecimento de várias ocupações. Por esse motivo, há previsões de que, até 2050, deva surgir uma nova classe de indivíduos: os “inempregáveis”. Com isso, obviamente, os problemas sociais e econômicos advindos de todo esse processo provocarão problemas ambientais, que são o cerne da sustentabilidade. Tendo em vista esse cenário vindouro, desde o ano 2000, tem havido esforços mundiais para o atingimento das metas do desenvolvimento sustentável, inicialmente, com oito Objetivos do Milênio (ODM) e, posteriormente, com dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Levando em consideração esse contexto de transformações, o objetivo deste trabalho foi analisar as práticas de sustentabilidade como um possível caminho para o alcance da transdisciplinaridade na EPT. Para tanto, foram observados e discutidos os conceitos e as peculiaridades da EPT, da transdisciplinaridade e da sustentabilidade. Em um momento acelerado de transformações motivadas pela pandemia da Covid-19, é urgente que o projeto da EPT se modifique para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e das relações econômicas, sociais, políticas e culturais. Devemos, então, aproveitar esse momento ímpar na história da humanidade para desenvolver uma reforma ampla nos conteúdos e nas metodologias da EPT.

Palavras-chave : currículo integrado; formação continuada de professores; paradigma da complexidade; metodologias ativas de ensino; sustentabilidade; transdisciplinaridade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )