SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38ACCIONES DOCENTES Y EL MOVIMIENTO DE CAMBIOS EN LA ACTIVIDAD DE FORMACIÓN CONTINUAEDUCACIÓN PROFESIONAL, AGENDA 2030 Y DESARROLLO REGIONAL: UN ANÁLISIS DEL MUNICIPIO DE CANOINHAS-SC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

DEMETRIO, VÂNIO; RIBEIRO, EDUARDO AUGUSTO WERNECK  y  PLACIDO, REGINALDO LEANDRO. PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRADA E DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR CONSTELAÇÃO DE THEODOR ADORNO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26146.  Epub 10-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826146.

O ensino de filosofia requer uma atuação docente e discente que permite ir além da simples descrição fenomênica da realidade ou do conhecimento. Admitindo seu objetivo de desenvolver a crítica como fundamento do pensamento humano, é necessário avançar para além de uma reflexão simplória acerca dos questionamentos que rondam nossa realidade no sentido de possibilitar que a filosofia, alicerçada no exercício da reflexão criteriosa, possa contribuir para o desvelamento da totalidade do real. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar a organização e a aplicação de uma Sequência Didática intitulada “Pensar a constelação da ciência: uma Sequência Didática”, no intuito de apontar uma estratégia de ensino que oportunize aos docentes uma forma de ensinar filosofia para além da perspectiva descritiva do conhecimento. Optou-se por organizar a Sequência Didática tendo como base teórica as concepções de formação integrada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em diálogo com a construção do conhecimento por constelação (ADORNO, 2009). A Sequência Didática buscou desenvolver a reflexão e a construção de novos conhecimentos por constelação com o objetivo de possibilitar, durante sua aplicação, momentos e espaços de atitude reflexiva e crítica, a produção de conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia intelectual e a compreensão da realidade social. O objetivo deste trabalho foi atingido, uma vez que o desenvolvimento das atividades nos permitiu destacar e desenvolver termos importantes, tais como: ciência, senso comum, método científico, comunidade científica, responsabilidade social e valores cognitivos, éticos e políticos.

Palabras clave : Educação Profissional e Tecnológica; Sequência Didática; Theodor Adorno; Ensino Médio Integrado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )