SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRADA E DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR CONSTELAÇÃO DE THEODOR ADORNOAUTOEFICÁCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BLAKA, ROSIMARI DE FÁTIMA CUBAS; VARGAS, LETÍCIA PALUDO  e  MARCHESAN, JAIRO. ENSINO PROFISSIONALIZANTE, AGENDA 2030 E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS-SC. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35647.  Epub 10-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835647.

Este artigo tem o objetivo analisar os dados relacionados ao acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos municípios da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) e, mais especificamente, no município de Canoinhas-SC, vinculando-os com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Metodologicamente, ampara-se na literatura, dados obtidos em fontes oficiais, tais como, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina (SED) e Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas-SC (SME). A pesquisa mostra avanços do Ensino Profissional e Tecnológico no referido município, mas, também, aponta para a necessidade de investimentos e a melhoria na atuação por parte dos agentes públicos ou privados. Por fim, aponta a importância da qualificação profissional para os jovens e adultos como uma das possibilidades de a inserção social por meio de novos postos de trabalho, obtenção de renda e, consequentemente, contribuição ao desenvolvimento regional.

Palavras-chave : Desenvolvimento regional; Ensino Profissionalizante; qualificação profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )