SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38ENSINO PROFISSIONALIZANTE, AGENDA 2030 E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS-SCOUTRAS FORMAS DE PENSAR AS DOCÊNCIAS EM MATEMÁTICA: OS USOS DE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

COSTA FILHO, JOSÉ DE OLIVEIRA; MURGO, CAMÉLIA SANTINA  e  FRANCO, ALINE FONSECA. AUTOEFICÁCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35900.  Epub 15-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835900.

A autoeficácia é descrita como importante fator influenciador do comportamento humano, ligada à motivação e ao desempenho, sendo relevante sua análise no contexto educacional. Este estudo objetiva realizar uma revisão sistemática sobre a autoeficácia na educação médica nacional e internacional, com o propósito de analisar os principais fatores que impactam as crenças de autoeficácia de professores e estudantes de Medicina. Para tanto, realizou-se buscas em quatro bases: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Public Medline (PubMed), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal CAPES, no período de 2015 a 2020, nos idiomas português, espanhol e inglês. Empregou-se os descritores: “autoeficácia” e “medicina”, resultando na seleção de 20 estudos. A partir dos principais objetivos do estudos, chegou-se à seguinte categorização: 1) autoeficácia e fatores emocionais, 2) autoeficácia e uso de metodologias ativas no ensino, 3) autoeficácia de estudantes e diferentes métdos de ensino, 4) autoeficácia, motivação e aprendizagem autorregulada e 5) autoeficácia dos estudantes em tarefa específica e sua correlação com o desempenho. Concluiu-se que os trabalhos se mostraram concordantes em qualificar a autoeficácia como importante construto para educação médica, associada ao bom estado emocional, ao desenvolvimento de estratégias de ensino/aprendizagem e ao desempenho, além de apontar o impacto do tipo de feedback na formação da autoeficácia de estudantes. Quanto à metodologia de ensino, não foi possível confirmar, no geral, qual o método mais favorável ao fortalecimento da autoeficácia, considerando que outros fatores podem estar implicados no processo.

Palavras-chave : autoeficácia; educação médica; desempenho acadêmico; revisão sistemática da literatura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )