SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38AUTOEFICÁCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAA GINÁSTICA DOMÉSTICA DE DANIEL SCHREBER: MANUAIS EM CIRCULAÇÃO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BOFF, DAIANE SCOPEL  e  FABRIS, ELÍ TEREZINHA HENN. OUTRAS FORMAS DE PENSAR AS DOCÊNCIAS EM MATEMÁTICA: OS USOS DE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e236387.  Epub 15-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698236387.

Este artigo desenvolve-se a partir das discursividades sobre teoria e prática que circulam na formação de professores. A pesquisa, ao tomar como inspiração analítica as teorizações de Michel Foucault, o pensamento tardio de Ludwig Wittgenstein e estudos sobre docência contemporânea, descreve os significados atribuídos à teoria e à prática em cursos de formação de professores de Matemática e analisa de que forma eles têm produzido docências que reforçam enunciados dicotômicos sobre essas dimensões. O material de pesquisa foi produzido a partir de entrevistas semiestruturadas com professores de Matemática que desenvolvem a docência em cursos de Licenciatura em Matemática no sul do país. O movimento analítico realizado mostra que, na docência em Matemática, ao significarem-se os conhecimentos matemáticos e pedagógicos somente em uma das dimensões, são construídos modos de ensinar que priorizam o que está na ordem do concreto e do cotidiano ou o que está na ordem da abstração e do formalismo, naturalizando e reforçando, na formação de professores, a dicotomização teoria-prática.

Palavras-chave : Educação Matemática; Enunciado dicotômico; Formação de professores; Teoria e prática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )