SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38OUTRAS FORMAS DE PENSAR AS DOCÊNCIAS EM MATEMÁTICA: OS USOS DE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESCOMO FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SE TORNAM INVESTIGADORES DA DOCÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PUCHTA, DIOGO RODRIGUES  e  LINHALES, MEILY ASSBÚ. A GINÁSTICA DOMÉSTICA DE DANIEL SCHREBER: MANUAIS EM CIRCULAÇÃO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35502.  Epub 15-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835502.

Este estudo versa sobre os processos de produção e circulação de um manual intitulado Ginástica doméstica, médica e higiênica ou representação e descrição de movimentos ginásticos, publicado pela primeira vez em Leipzig, no ano de 1855, pelo médico alemão Daniel Gottlob Moritz Schreber e endereçado a pais e educadores. Partindo de uma escala particular de observação que inclui singularidades que caracterizam a difusão do referido manual entre a segunda metade do século XIX e início do XX, buscou-se identificar as estratégias autorais e editoriais adotadas, bem como os exercícios de “fabricação” presentes nas várias traduções, de modo a compreender como os textos impressos conferem e agregam efeitos de verdades a determinados saberes sobre o corpo. De modo mais específico, são analisadas duas traduções da obra que circularam no Brasil. A primeira publicada em Lisboa, em 1879, e a segunda no Rio de Janeiro pelo jornal Gazeta de Notícias, em 1887. O estudo nos permite afirmar que foram as traduções, como estratégias de apropriação e circulação cultural, que permitiram a esta obra um notável alcance em diferentes países.

Palavras-chave : educação do corpo; manuais de ginástica; Schreber.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )