SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38LA GIMNÁSTICA DOMÉSTICA DEL MÉDICO DANIEL SCHREBER: MANUALES EN CIRCULACIÓN EN LAS ÚLTIMAS DÉCADAS DEL SIGLO XIXEL LLANTO DE LOS BEBÉS Y LA ENSEÑANZA EN LA GUARDERÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

COURA, FLÁVIA CRISTINA FIGUEIREDO  y  PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION. COMO FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SE TORNAM INVESTIGADORES DA DOCÊNCIA. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e22101.  Epub 10-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469822101.

Este estudo se insere no conjunto de investigações que focalizam os profissionais que atuam na formação de professores a fim de compreender sua necessidade de adquirir novos tipos de experiência e conhecimento quando assumem a posição de formadores. Neste artigo, apresenta-se uma interpretação de como formadores de professores de Matemática se constituem investigadores da docência por meio de sua trajetória de vida e de formação. Desenvolveu-se o estudo segundo os pressupostos da pesquisa narrativa. Produziu-se os dados a partir de entrevista dialógica em profundidade, com caráter biográfico-narrativo, realizada individualmente com seis participantes, docentes do Ensino Superior que, em sua atuação, comprometem-se com a formação de professores de Matemática e com a docência, a partir das quais realizam suas investigações e produzem conhecimentos da prática. O processo analítico-interpretativo, mediante uma análise narrativa propriamente dita, procurou estabelecer uma compreensão das experiências de desenvolvimento profissional das participantes. Os resultados apontam que os formadores estabeleceram uma expertise em relação à pesquisa, que não se limita à investigação no sentido acadêmico tradicional, pois se efetiva na interlocução deles com a docência, a sua e a de outros docentes, tanto no ensino de Matemática quanto na formação de professores que atuam no ensino dessa disciplina. As formadoras se constituíram investigadoras da docência produzindo conhecimento das práticas de ensinar Matemática e de formar professores.

Palabras clave : Educação matemática; desenvolvimento profissional; pesquisa narrativa; formação docente; conhecimento da prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )