SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38HOW MATHEMATICS TEACHER EDUCATORS BECOME RESEARCHERS OF TEACHINGWHEN THE STATE DOES NOT REACH: THE EFFECTIVENESS OF EDUCATIONAL PROGRAMS IN SETTLEMENTS, INDIGENOUS, AND QUILOMBO COMMUNITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MARQUES, FERNANDA PEDROSA COUTINHO  and  LUZ, IZA RODRIGUES DA. O CHORO DOS BEBÊS E A DOCÊNCIA NA CRECHE. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26836.  Epub Apr 15, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826836.

Este artigo tem como objetivo analisar as re(ações) das professoras e da auxiliar de apoio à Educação Infantil, diante do choro dos bebês, nas interações estabelecidas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte (MG), tendo como referência a literatura e os documentos norteadores da Educação Infantil no âmbito nacional e municipal. Trata-se de uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa que teve como principal método a observação participante em uma turma composta por 12 bebês, 4 professoras e 1 auxiliar. As observações, realizadas durante o 2° semestre do ano de 2017, foram registradas em diário de campo e por meio de videogravações. Com base nas análises, as re(ações) das professoras e da auxiliar foram agrupadas em duas categorias: momentos de maior sintonia com os princípios e as finalidades da EI; e momentos de tensões e de contradições com tais princípios e finalidades. Considerando-se a complexidade do trabalho de cuidado e educação na creche, tanto se indica a realização de novas pesquisas sobre as expressões dos bebês e sobre as posturas e ações das professoras e auxiliares, como se reitera a importância de que essas profissionais tenham momentos de reflexão sistemáticos sobre suas práticas educativas.

Keywords : docência com bebês; bebês; Educação Infantil; creche; choro.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )