SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38COMO FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SE TORNAM INVESTIGADORES DA DOCÊNCIAQuando o Estado não chega: a eficácia de programas educacionais em assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MARQUES, FERNANDA PEDROSA COUTINHO  e  LUZ, IZA RODRIGUES DA. O CHORO DOS BEBÊS E A DOCÊNCIA NA CRECHE. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26836.  Epub 15-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826836.

Este artigo tem como objetivo analisar as re(ações) das professoras e da auxiliar de apoio à Educação Infantil, diante do choro dos bebês, nas interações estabelecidas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte (MG), tendo como referência a literatura e os documentos norteadores da Educação Infantil no âmbito nacional e municipal. Trata-se de uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa que teve como principal método a observação participante em uma turma composta por 12 bebês, 4 professoras e 1 auxiliar. As observações, realizadas durante o 2° semestre do ano de 2017, foram registradas em diário de campo e por meio de videogravações. Com base nas análises, as re(ações) das professoras e da auxiliar foram agrupadas em duas categorias: momentos de maior sintonia com os princípios e as finalidades da EI; e momentos de tensões e de contradições com tais princípios e finalidades. Considerando-se a complexidade do trabalho de cuidado e educação na creche, tanto se indica a realização de novas pesquisas sobre as expressões dos bebês e sobre as posturas e ações das professoras e auxiliares, como se reitera a importância de que essas profissionais tenham momentos de reflexão sistemáticos sobre suas práticas educativas.

Palavras-chave : docência com bebês; bebês; Educação Infantil; creche; choro.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )