SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Quando o Estado não chega: a eficácia de programas educacionais em assentamentos, comunidades indígenas e quilombolasO OLHAR DE GRADUANDOS SOBRE A PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA: CONHECENDO E INTERVINDO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ARAUJO, FERNANDA RIBEIRO DE et al. AUTOVALORAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GENÉRICAS EM EGRESSOS DE UM BACHARELADO INTERDISCIPLINAR BRASILEIRO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e234741.  Epub 01-Maio-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698234741.

As competências profissionais representam uma combinação de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) que descrevem o grau em que a pessoa é capaz de desempenhá-los, podendo ser classificadas como: específicas (relacionadas diretamente com a profissão), e genéricas (transferíveis a múltiplas funções e tarefas). O estudo apresenta autoavaliações de competências genéricas feitas por egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, da Universidade Federal de São Paulo. Participaram da pesquisa 180 egressos formados de 2015 a 2018. Das 19 competências genéricas autovaloradas com maior desenvolvimento durante o curso, destacam-se Capacidade de trabalhar em equipe e Compromisso ético. Motivação para o trabalho, Capacidade de aplicar os conhecimentos à prática e Motivação para alcançar metas foram as menos valoradas. Para os egressos que estavam trabalhando, as competências tidas como mais importantes para o trabalho foram: Compromisso ético, Responsabilidade no trabalho e Capacidade de trabalhar em equipe. Conhecimentos básicos da profissão, Capacidade de aplicar os conhecimentos à prática e Motivação para o trabalho foram valoradas como menos importantes. Houve discrepâncias na valoração de competências entre o desenvolvido no curso e o praticado no trabalho, apontando um descompasso entre o desenvolvimento dessas competências na Universidade e o que é demandado no mercado profissional.

Palavras-chave : Competências genéricas; egressos; bacharelado interdisciplinar; ciência e tecnologia do mar; empregabilidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )