SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38AUTOVALORAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GENÉRICAS EM EGRESSOS DE UM BACHARELADO INTERDISCIPLINAR BRASILEIROLETRAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA LITERATURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PAULA, YARA APARECIDA DE; PADOVANI, RICARDO DA COSTA  e  BATISTA, SYLVIA HELENA SOUZA DA SILVA. O OLHAR DE GRADUANDOS SOBRE A PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA: CONHECENDO E INTERVINDO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26629.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826629.

O artigo tem como objetivo analisar o olhar de graduandos da área da saúde em relação à procrastinação acadêmica e a sua percepção sobre um programa de intervenção voltado para a autogestão da experiência universitária como uma estratégia de enfrentamento. Como fundamentação teórica, adotou-se a Teoria Social Cognitiva de Bandura, especialmente os construtos de autorregulação da aprendizagem e autoeficácia. A pesquisa envolveu 299 estudantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social, sendo realizada em três etapas: 1) aplicação do questionário Escala de Procrastinação Acadêmica e uma ficha de identificação dos participantes; 2) intervenção em pequenos grupos no formato de oficinas a partir de rodas de conversa; e 3) intervenção individualizada. Concluiu-se que a procrastinação é um comportamento presente no cotidiano dos estudantes e que se torna importante criar espaços de reflexão e aprendizado para a experimentação de estratégias que facilitem o seu enfrentamento. A intervenção em grupo demonstrou potência, pois possibilitou a escuta e a troca de experiências. Nela, os participantes puderam analisar a procrastinação para além dos aspectos individuais.

Palavras-chave : Procrastinação; estudantes; graduação; universitários; aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )