SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38ALFABETIZACIÓN Y FORMACIÓN DOCENTE: UN ANÁLISIS DE LA LITERATURALA DESMATERIALIZACIÓN DE LA ESCUELA EN LA EDUCACIÓN DEL FUTURO: UN ANÁLISIS DE LOS DISCURSOS CONTEMPORÁNEOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SANTOS, DANIELLE DE SOUSA  y  ZAN, DIRCE DJANIRA PACHECO E. O SISTEMA DE ENSINO AUSTRALIANO: UM OLHAR SOBRE AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e25173.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825173.

Este artigo apresenta resultados da pesquisa realizada no âmbito de estágio pós-doutoral ocorrido em 2019, que teve como principais objetivos: 1) analisar o modelo de ensino australiano, a partir da recente reforma implementada, considerando o contexto social e político do país; 2) conhecer os mecanismos de funcionamento e as estruturas que dão suporte a esse sistema. A partir das evidências consolidadas em diferentes estudos acadêmicos e do exame dos documentos institucionais, os dados da pesquisa permitiram, dentre outros aspectos, identificar importantes marcações que servem de referência para o entendimento do sistema de ensino da Austrália. Neste texto, especificamente, busca-se identificar como se apresentam as desigualdades no interior do sistema de ensino australiano. Destaca-se, também, o modelo de financiamento que sedimentou o caminho para a lógica privatizante do sistema de ensino australiano. Com base nos dados analisados, evidencia-se que as diferenças de desempenho nas avaliações de larga escala continuam sendo um desafio a ser superado pelas políticas educacionais. Neste cenário, parece evidente que as atuais políticas educacionais australianas, incluindo a atual reforma curricular - fortemente influenciada pelo ideário político neoliberal - não estão conseguindo enfrentar e diminuir as persistentes desigualdades educacionais que marcam o sistema de ensino do país. Justifica-se o interesse pelo sistema da Austrália, dentre outros aspectos, pela forma como ele tem sido incorporado pelas organizações empresariais diretamente envolvidas na formulação e na implementação de políticas educacionais brasileiras, como modelo de sucesso a ser seguido.

Palabras clave : sistema de ensino australiano; desigualdades educacionais; neoliberalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )