SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38THE AUSTRALIAN EDUCATION SYSTEM: A LOOK AT EDUCATIONAL INEQUALITIESREMOTE TEACHING FOR STUDENTS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS AT FEDERAL INSTITUTES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FARIAS, BRUNO DA MATA; CAZETTA, VALÉRIA  and  LIMA, ANA LAURA GODINHO. A DESMATERIALIZAÇÃO DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO DO PORVIR: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e34836.  Epub May 03, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469834836t.

Objetivamos neste texto analisar os efeitos dos relatórios de Edgard Faure (1973) e de Jacques Delors (1996) acerca da desmaterialização da escola acelerada pela pandemia de COVID-19. A agenda desses dois relatórios gira em torno do encontro entre educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), via um conjunto de recomendações relativo a como tornar mais eficaz o ensino e a aprendizagem dos estudantes mediados pelo uso de pedagogias alternativas em estreita conexão com recursos audiovisuais e de internet. Decorrente dessa problemática, eis nossa hipótese de trabalho: o discurso sobre a sociedade da aprendizagem, que enaltece o uso das novas tecnologias no ensino, paralelo ao discurso sobre o desemparedamento da infância, que defende a educação das crianças em contato direto com a natureza aproximam-se em seu efeito de promover a desmaterialização da escola, enquanto a pandemia criou o contexto no qual a desmaterialização se tornou temporariamente inevitável. Dentre as conclusões, destacamos que, no contexto urbano atual, perpassado por uma ideia de educação no sentido de que todos os artefatos são educativos, o aprendizado se tornou a plataforma dos espaços-ambiências já desemparedados e desmaterializados.

Keywords : Discurso; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Desemparedamento da infância; Educação; COVID-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )