SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38EL SISTEMA DE EDUCACIÓN AUSTRALIANA: UNA MIRADA A LAS DESIGUALDADES EDUCATIVASENSEÑANZA REMOTA PARA ESTUDIANTES CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES DE INSTITUTOS FEDERALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FARIAS, BRUNO DA MATA; CAZETTA, VALÉRIA  y  LIMA, ANA LAURA GODINHO. A DESMATERIALIZAÇÃO DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO DO PORVIR: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e34836.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469834836t.

Objetivamos neste texto analisar os efeitos dos relatórios de Edgard Faure (1973) e de Jacques Delors (1996) acerca da desmaterialização da escola acelerada pela pandemia de COVID-19. A agenda desses dois relatórios gira em torno do encontro entre educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), via um conjunto de recomendações relativo a como tornar mais eficaz o ensino e a aprendizagem dos estudantes mediados pelo uso de pedagogias alternativas em estreita conexão com recursos audiovisuais e de internet. Decorrente dessa problemática, eis nossa hipótese de trabalho: o discurso sobre a sociedade da aprendizagem, que enaltece o uso das novas tecnologias no ensino, paralelo ao discurso sobre o desemparedamento da infância, que defende a educação das crianças em contato direto com a natureza aproximam-se em seu efeito de promover a desmaterialização da escola, enquanto a pandemia criou o contexto no qual a desmaterialização se tornou temporariamente inevitável. Dentre as conclusões, destacamos que, no contexto urbano atual, perpassado por uma ideia de educação no sentido de que todos os artefatos são educativos, o aprendizado se tornou a plataforma dos espaços-ambiências já desemparedados e desmaterializados.

Palabras clave : Discurso; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Desemparedamento da infância; Educação; COVID-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )