SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38ENSEÑANZA REMOTA PARA ESTUDIANTES CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES DE INSTITUTOS FEDERALESANÁLISIS DE UNA DISCIPLINA DE POSGRADO EN MODALIDAD ERE DESDE LA PERSPECTIVA DE LAS TEORÍAS CONECTIVISTA Y DE LA ACTIVIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

DIAS, GEYSE ALINE RODRIGUES; SANTOS, JOYCE PETRINA MOURA  y  LOPES, MÁRCIA MARIA BRAGANÇA. ARCO DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA PLANEJAMENTO EDUCATIVO EM SAÚDE NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e25306.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825306.

O estudo objetivou desvelar a percepção de acadêmicos de enfermagem frente à utilização do Arco da Problematização no ensino do planejamento educativo em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 15 estudantes de graduação em enfermagem, desenvolvido em uma universidade pública da Região Norte do Brasil no período de abril a maio de 2019. A disciplina pesquisada faz parte do segundo ano do curso de enfermagem e tem como foco o desenvolvimento de educação em saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada guiada por roteiro de questões norteadoras. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise da Teoria Fundamentada nos Dados, separando, conceituando e interligando os dados entre si por meio das codificações aberta e axial. Esse processo foi desenvolvido com o auxílio da versão trial do programa Atlas TI®. Emergiram da análise três categorias: Compreensão sobre Metodologia Ativa e o Arco de Maguerez; Planejamento Educativo em Saúde: conhecimento e experiência; e Arco de Maguerez no ensino de planejamento educativo em saúde. Os estudantes compreendem e percebem o Arco de Maguerez como uma estratégia elegível ao planejamento educativo em saúde, pois admitem relação entre as ferramentas e consideram que o arco propõe relações democráticas de ensino-aprendizagem, valoriza conhecimentos prévios e dialoga com a realidade do público-alvo.

Palabras clave : Arco de Maguerez; Metodologia Ativa; Ensino de Enfermagem; Planejamento em Saúde; Educação em Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )