SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38ANÁLISIS DE UNA DISCIPLINA DE POSGRADO EN MODALIDAD ERE DESDE LA PERSPECTIVA DE LAS TEORÍAS CONECTIVISTA Y DE LA ACTIVIDADEDUCACIÓN INTERPROFESIONAL E INTEGRALIDAD DEL CUIDADO: UNA LECTURA FILOSÓFICA CONTEMPORÁNEA DE LOS CONCEPTOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SILVA, RITA DE CÁSSIA DA CRUZ  y  PIERRO, MARIA CLARA DI. OS IMPACTOS DA COVID-19 NOS DIREITOS EDUCATIVOS DE MIGRANTES E REFUGIADOS ADULTOS - NOTAS DE PESQUISA. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e34185.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469834185.

2020 expôs a condição de vulnerabilidade do ser humano com a eclosão de uma pandemia que atingiu o mundo globalizado. No campo das migrações internacionais, os processos foram marcados por uma ruptura, em função das medidas de confinamento, adotadas pelos países para conter a Covid-19. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o impacto dessas medidas nas migrações internacionais, nos migrantes, bem como na efetivação de seus direitos educativos. O texto é uma análise exploratória apoiada em revisão bibliográfica e documental, subdividido em duas partes: a primeira, um panorama das vulnerabilidades às quais os migrantes estão submetidos; a segunda, referente às consequências sobre seus direitos educativos. A adoção do ensino remoto emergencial sem a necessária preparação de alunos ou professores, a não consideração das limitações tecnológicas e sociais e a não observação das especificidades de migrantes e refugiados adultos podem levar essa população a novos mecanismos de exclusão e à restrição de seus direitos educativos.

Palabras clave : migrantes; refugiados; migrações internacionais; direitos educativos; Covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )