SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38INTERPROFESSIONAL EDUCATION AND HEALTH CARE INTEGRATION: A CONTEMPORARY PHILOSOPHICAL READING OF CONCEPTSFINANCIAL EDUCATION IN INTEGRATED HIGH SCHOOL: BUILDING A TRANSVERSAL CURRICULUM BASED ON GENERATIVE THEMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CARDOZO, POLIANA FABÍULA  and  PUH, MILAN. COMO O TURISMO FAZ PARA ENSINAR?: TURISMO ÉTNICO PARANAENSE E SUAS AÇÕES EDUCATIVAS. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e27048.  Epub May 30, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469827048.

Neste artigo discutiremos as articulações que alguns grupos étnicos imigrantes paranaenses realizam na efetivação de um turismo étnico, e como as suas experiências, inclusive, podem ser pensadas enquanto ações educativas. Trata-se de um tema ainda pouco explorado na interface entre o Turismo e a Educação, especialmente no que se refere aos aspectos étnicos imigrantes. Especificamente, o objetivo deste trabalho é identificar as ações educativas, traçando tendências e temas ao longo da trajetória da criação de atividades turísticas, levando em consideração também as pesquisas feitas na região central do Paraná, envolvendo suábios do Danúbio em Entre Rios (Guarapuava), holandeses em Carambeí e Castrolanda (Castro), ucranianos em Prudentópolis e os menonitas em Witmarsum (Palmeira). É importante ressaltar que trazemos os primeiros resultados de um estudo qualitativo que cumpre o segundo objetivo deste texto, qual seja de oferecer devolutivas para as comunidades em questão, visto que as suas experiências particulares serão comparadas entre si e complementadas com pesquisas acadêmicas já realizadas. Os principais métodos empregados foram as entrevistas realizadas com alguns dos idealizadores e realizadores de programas turísticos durante a pesquisa de campo, junto com a observação (não)participante, documentos públicos disponibilizados pelas próprias comunidades e pesquisas acadêmicas feitas pensando o Turismo e suas áreas adjacentes. A partir desse ponto poderão ser pensadas outras possibilidades para um melhor aproveitamento do legado étnico-imigrante nas articulações turísticas e também na elaboração de atividades educativas que facilitarão a sua execução.

Keywords : turismo e educação; ação educativa; turismo étnico; imigração.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )