SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38WHAT DOES TOURISM DO TO TEACH?: ETHNIC TOURISM IN PARANA AND ITS EDUCATIONAL ACTIONSPEDAGOGICAL EXPERIENCES WITH MEDIA AND EDUCATION: WAYS TO OVERCOME THE INSTRUMENTAL APPROACH AND DEVELOP CRITICAL-REFLECTIVE SKILLS ABOUT MEDIA CULTURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SOUSA, RICHARLES DE ARAÚJO; LOBAO, MÁRIO SÉRGIO PEDROZA  and  FREITAS, RENATA GOMES DE ABREU. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35746.  Epub May 30, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698368535746.

O presente estudo objetivou constituir, a partir dos temas geradores, redes temáticas que possibilitassem a organização transversal da educação financeira no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Campus Sena Madureira, no Instituto Federal do Acre (IFAC). Para obter os temas geradores e a constituir a rede temática, foram adotados os procedimentos metodológico da dinâmica de abordagem temática freiriana. A amplitude de envolvimento disciplinar denotou haver traços de correlação harmônica entre os temas geradores e a educação financeira como eixo temático escolar transversal, o que ampliou a possibilidade de oferta da educação financeira sob perspectivas dialógicas, problematizadoras e crítico-transformadoras. A partir da investigação dos temas geradores, organizou-se uma rede temática que viabilizou a inserção transversal da educação financeira no currículo do ensino médio integrado, configurando-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, a partir da ótica de ensino multidisciplinar e transversal. Os conteúdos propostos pela redução temática ofereceram potencial e importante aporte à elaboração e implementação de projetos integradores, já que estes são articuladores dos diferentes campos do conhecimento. Por fim, validou-se a dinâmica de abordagem temática freiriana como um método adequado à inserção transversal da educação financeira sob uma perspectiva crítico-transformadora, a partir da qual se torna possível realizar uma formação escolar que tenha por base os princípios omnilaterais, unitários e politécnicos.

Keywords : Educação financeira; Ensino médio integrado; Abordagem temática freiriana; Transversalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )