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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CERIGATTO, MARIANA PÍCARO. EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICO-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e25791.  Epub 01-Jun-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825791.

Apesar dos calorosos debates sobre a relação entre mídia e educação no Brasil e no mundo, há materiais pedagógicos e metodologias de trabalho um tanto pulverizadas voltadas para essa área. Ainda é comum observar, no ambiente escolar e nos cursos de formação de professores, o uso das mídias em uma perspectiva instrumental, o que desfavorece abordagens crítico-reflexivas que enfatizam aspectos da compreensão da mensagem e de como representações de mundo são feitas por meio das linguagens midiáticas. A partir dessa problematização, o objetivo do presente artigo é trazer subsídios para que atividades de mídia e educação contemplem o ponto de vista crítico-reflexivo. Para isso, são postos resultados de pesquisas empíricas que desenvolvem propostas didáticas que aliam o aspecto de produção de mídia com a compreensão crítica das mensagens, dando ênfase para a linguagem das mídias audiovisuais. Destaca-se que tais atividades estão calcadas na experiência inglesa em media literacy, através de autores como Stuart Hall, David Buckingham e David Lusted; e em técnicas pedagógicas mais usadas em mídia-educação, que valorizam a postura ativa do aluno em situações-problema da cultura midiática. A ideia foi testar essas abordagens já desenvolvidas no Reino Unido com alunos do Ensino Médio, na formação de professores e público universitário, no contexto brasileiro. Os resultados sugerem abordagens que não se limitem a visões instrumentalistas, considerando que a análise da linguagem, das narrativas, audiências e do contexto social de produção pode ser um caminho proveitoso para se refletir sobre as relações de poder entre mídia e sociedade.

Palabras clave : educação para mídia; cultura midiática; linguagens midiáticas.

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