SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38EXPERIENCIAS PEDAGÓGICAS CON LOS MEDIOS Y LA EDUCACIÓN: FORMAS DE SUPERAR EL ENFOQUE INSTRUMENTAL Y DESARROLLAR HABILIDADES DE REFLEXIÓN Y CRÍTICA SOBRE LA CULTURA DE LOS MEDIOSMETAMORFOSIS INTERCULTURALES: EL IMPACTO DE LA INMIGRACIÓN EM LA SALUD MENTAL DE LOS INMIGRANTES UNIVERSITÁRIOS LATINO AMERICANOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

KATAOKA, EMYLY KATHYURY  y  MARCASSA, LUCIANA PEDROSA. O IDEÁRIO DEMOCRÁTICO E POPULAR E A LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONTROVÉRSIAS TEÓRICAS, ESTRATÉGICAS E TÁTICAS. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26561.  Epub 10-Jul-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826561.

O artigo problematiza alguns dos alcances e limites da Estratégia Democrática e Popular (EDP) e a influência desse ideário no campo educacional, explicitada através das lutas pela democratização da educação. Para compreender a luta pela democratização da educação resgatamos: a produção da pesquisa educacional entre os anos 1980 e início dos anos 2000; a constituição do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública (FNDEP), por abranger significativa representação na área; a construção do Plano Nacional de Educação - A Proposta da Sociedade Brasileira (1997), documento que sintetizou de forma singular as bandeiras de luta do campo educacional; e as resoluções e programas de governo do Partido dos Trabalhadores (PT) que tratam da educação, produzidos entre o final dos anos 1970 e 2002, por terem sido o principal partido da classe trabalhadora nesse período. O objetivo foi evidenciar como as orientações da estratégia democrática e popular foram assimiladas pelos movimentos que lutaram pela democratização da educação e em defesa da escola pública, apresentando as bandeiras levantadas, táticas utilizadas e as consequências para a organização política. Trata-se de um estudo bibliográfico que se vale de análise histórica, conceitual e documental. Em nossas conclusões, apontamos que há certa convergência entre as produções da pesquisa educacional, as reivindicações explícitas no Plano Nacional de Educação (1997), a organização do FNDEP, as resoluções do PT e o ideário democrático e popular. O campo educacional, enquanto parte da totalidade, expressou de forma particular a consciência prática da classe trabalhadora.

Palabras clave : democratização; educação; ideário democrático e popular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )