SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38LAS IDEAS DEMOCRÁTICAS Y POPULARES Y LA LUCHA POR LA DEMOCRATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN: CONTROVERSIAS TEÓRICAS, ESTRATÉGICAS Y TÁCTICASLA EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA INTEGRADA A PARTIR DE LOS MARCOS LEGALES: DE LA NEGACIÓN A LAS POSIBILIDADES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FERREIRA, ALISSON VINÍCIUS SILVA  y  BORGES, LUCIENNE MARTINS. METAMORFOSES INTERCULTURAIS: O IMPACTO DA IMIGRAÇÃO NA SAÚDE MENTAL DE IMIGRANTES UNIVERSITÁRIOS LATINO-AMERICANOS. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e25665.  Epub 10-Jul-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825665.

No cenário educacional contemporâneo, marcado pela globalização e valorização da formação acadêmica, imigrantes saem de seus países em busca de melhores oportunidades educacionais. Ao se deslocarem de seus lugares de pertença, estes imigrantes têm que lidar com a distância dos referenciais culturais e sociais que norteavam o seu dia a dia e com a diferença cultural e educacional do novo contexto, o que, por sua vez, pode gerar um estado de vulnerabilidade psíquica e sofrimento. Diante de tal problemática, nosso objetivo nesta pesquisa foi compreender os impactos da migração internacional na saúde mental de estudantes de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Para tal, buscamos identificar quais são os fatores de risco pré e pós-migratórios à saúde mental dos estudantes, os sintomas psíquicos pós-migração e os fatores de proteção pré e pós-migratórios. Seguimos o viés epistemológico da investigação qualitativa, de caráter descritivo, exploratório e transversal. Para coleta de dados, utilizamos formulário sociodemográfico intercultural e entrevista semiestruturada. A sistematização foi realizada via técnica de análise de conteúdo. Dificuldades foram encontradas pelos participantes, mas a imigração/mobilidade acadêmica também se mostrou como possibilidade de continuidade de um projeto de vida.

Palabras clave : mobilidade acadêmica; saúde mental; ensino superior; latino-americanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )