SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DOS MARCOS LEGAIS: DA NEGAÇÃO ÀS POSSIBILIDADESCORPO, PRÁTICAS CORPORAIS E O FAZER SENSÍVEL NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE DOCENTES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SILVA, DANIELE CARIOLANO DA; MARTINS JUNIOR, FRANCISCO RANULFO FREITAS; SILVA, TATIANA MARIA RIBEIRO  e  NUNES, JOÃO BATISTA CARVALHO. CARACTERÍSTICAS DE PESQUISAS QUALITATIVAS: ESTUDO EM TESES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26895.  Epub 15-Jul-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826895.

O modo de produção de conhecimento científico tornou-se complexo, induzindo o uso de elementos metodológicos de pesquisa que deem conta de investigar, também, problemáticas de cunho subjetivo. Baseado nessa premissa, este estudo objetiva analisar características de teses de doutorado que adotaram a abordagem qualitativa, defendidas em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade da Região Nordeste do Brasil, no quadriênio 2013-2016. A base teórica do trabalho está assentada em contribuições de Evandro Ghedin, Marcos Zanette, Marli André e Maria Amélia Franco. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa documental, do tipo quali-quantitativa, pautada na identificação e análise das categorias: temática, método, procedimento de coleta de dados e técnica de análise de dados, sintetizadas pelo agrupamento de dados extraídos dos resumos das teses. Constatou-se que, do montante de 57 teses defendidas no período considerado, 87,7% (n=50) utilizaram abordagem qualitativa, embora somente 32,0% (n=16) destas explicitam tal abordagem em seu resumo. Política pública e formação de professores são as temáticas mais presentes entre elas. 42,0% (n=21) das teses informam claramente o método de pesquisa, com destaque para a pesquisa documental. Há múltiplos procedimentos de coleta de dados nelas, sobretudo entrevista e recolha de documentos. Em 46,0% (n=23) delas, consta-se a especificação da técnica de análise de dados, notadamente análise de conteúdo. Entretanto, considera-se importante que os pesquisadores da área da Educação comuniquem claramente todos os elementos metodológicos de suas teses nos respectivos resumos.

Palavras-chave : Abordagem qualitativa; pesquisa documental; tese de doutoramento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )