SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38ON THE POLEMICS OF LITERALITY AND LEARNING IN DELEUZE’S WORKCATHOLICISM IN THE CIVIC AND MORAL EDUCATION TEXTBOOKS DURING THE STROESSNER GOVERNMENT IN PARAGUAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SILVA, PEDRO HENRIQUE PRADO DA. RITOS SOBRE O SENSÍVEL: OS EXAMES NA ESCOLA MODERNA DE BARCELONA. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35859.  Epub July 10, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698368535859.

Analiso no presente artigo um conjunto de prescrições referentes à prática dos exames, que foram implementados na experiência da Escola Moderna de Barcelona (1901-1906), na primeira década do século XX. Cotado como ritual corrente entre as experiências escolares à época, sendo, inclusive, atribuído a ele o caráter de inovação por intelectuais renovadores da educação, verifico como sucedeu tal procedimento na Escola Moderna a partir das orientações analíticas de Ivor Goodson sobre a História Social do Currículo. Para os fins desta investigação, mobilizo um conjunto de registros sobre os exames extraídos no Boletín de la Escuela Moderna (1901-1906), órgão oficial da referida escola; porém, diversos outros tipos de documentação compõem o corpus de fontes para as análises, tais como revistas pedagógicas, iconografias, periódicos etc. No percurso das análises, observo os modos como foram mobilizados os exames com vistas à formação da infância, especialmente como procedimento capaz de educar suas sensibilidades.

Keywords : História do Currículo; História da Educação dos Sentidos e das Sensibilidades; Modernidade; Escola Moderna de Barcelona; Anarquismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )