SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38DE LA POLÉMICA SOBRE LA LITERALIDAD Y LA APRENDIZAJE NA OBRA DE DELEUZECATOLICISMO EN LOS LIBROS DE TEXTO DE EDUCACIÓN CÍVICA Y MORAL DURANTE EL GOBIERNO DE STROESSNER EN PARAGUAY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SILVA, PEDRO HENRIQUE PRADO DA. RITOS SOBRE O SENSÍVEL: OS EXAMES NA ESCOLA MODERNA DE BARCELONA. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35859.  Epub 10-Jul-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698368535859.

Analiso no presente artigo um conjunto de prescrições referentes à prática dos exames, que foram implementados na experiência da Escola Moderna de Barcelona (1901-1906), na primeira década do século XX. Cotado como ritual corrente entre as experiências escolares à época, sendo, inclusive, atribuído a ele o caráter de inovação por intelectuais renovadores da educação, verifico como sucedeu tal procedimento na Escola Moderna a partir das orientações analíticas de Ivor Goodson sobre a História Social do Currículo. Para os fins desta investigação, mobilizo um conjunto de registros sobre os exames extraídos no Boletín de la Escuela Moderna (1901-1906), órgão oficial da referida escola; porém, diversos outros tipos de documentação compõem o corpus de fontes para as análises, tais como revistas pedagógicas, iconografias, periódicos etc. No percurso das análises, observo os modos como foram mobilizados os exames com vistas à formação da infância, especialmente como procedimento capaz de educar suas sensibilidades.

Palabras clave : História do Currículo; História da Educação dos Sentidos e das Sensibilidades; Modernidade; Escola Moderna de Barcelona; Anarquismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )