SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38DA POLÊMICA SOBRE A LITERALIDADE E O APRENDIZADO NA OBRA DE DELEUZEO CATOLICISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCACIÓN CÍVICA Y MORAL DURANTE O GOVERNO DE STROESSNER, NO PARAGUAI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SILVA, PEDRO HENRIQUE PRADO DA. RITOS SOBRE O SENSÍVEL: OS EXAMES NA ESCOLA MODERNA DE BARCELONA. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35859.  Epub 10-Jul-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698368535859.

Analiso no presente artigo um conjunto de prescrições referentes à prática dos exames, que foram implementados na experiência da Escola Moderna de Barcelona (1901-1906), na primeira década do século XX. Cotado como ritual corrente entre as experiências escolares à época, sendo, inclusive, atribuído a ele o caráter de inovação por intelectuais renovadores da educação, verifico como sucedeu tal procedimento na Escola Moderna a partir das orientações analíticas de Ivor Goodson sobre a História Social do Currículo. Para os fins desta investigação, mobilizo um conjunto de registros sobre os exames extraídos no Boletín de la Escuela Moderna (1901-1906), órgão oficial da referida escola; porém, diversos outros tipos de documentação compõem o corpus de fontes para as análises, tais como revistas pedagógicas, iconografias, periódicos etc. No percurso das análises, observo os modos como foram mobilizados os exames com vistas à formação da infância, especialmente como procedimento capaz de educar suas sensibilidades.

Palavras-chave : História do Currículo; História da Educação dos Sentidos e das Sensibilidades; Modernidade; Escola Moderna de Barcelona; Anarquismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )