SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38RITOS SOBRE LO SENSIBLE: LOS EXÁMENES EN LA ESCUELA MODERNA DE BARCELONAMETODOLOGÍAS ACTIVAS Y PORTAFOLIOS EVALUATIVOS: ¿QUÉ DICEN LAS INVESTIGACIONES EN BRASIL SOBRE ESA RELACIÓN? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MOREIRA, KÊNIA HILDA  y  VAREIRO, RUTH ELIZA LEIVAS. O CATOLICISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCACIÓN CÍVICA Y MORAL DURANTE O GOVERNO DE STROESSNER, NO PARAGUAI. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e37020.  Epub 10-Ago-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469837020.

Perscrutamos sobre a confluência entre a concepção de moral e de religião, presente em dois livros didáticos da disciplina escolar Educacíon Civica y Moral, destinados ao ensino secundário, produzidos e utilizados no Paraguai, durante o governo de Alfredo Stroessner (1954 a 1989), em meio às reformas educacionais paraguaias de 1957 e 1973, pautadas pelo Ministério da Educação e Culto. Analisamos os livros didáticos a partir dos referenciais teórico-metodológicos da análise de conteúdo e da história das disciplinas escolares, tendo como base a história da educação paraguaia no período ditatorial. Concluímos, pela análise dos livros didáticos de educação moral e cívica, que a religião católica serviu como argumento para convencer os jovens e adolescentes a se manterem pacíficos, respeitando a “vontade de Deus”, no que diz respeito à obediência à autoridade, contribuindo assim, para manter a organicidade da nação paraguaia durante a ditadura.

Palabras clave : história da educação; ensino secundário; religião católica; ditadura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )