SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38ACTIVE METHODOLOGIES AND EVALUATIVE PORTFOLIOS: WHAT DO BRAZILIAN STUDIES SAY ABOUT THEIR RELATIONTHE CONNECTIONS BETWEEN THE PISA AND THE STEM EDUCATION MOVEMENT IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SCHELLER, MORGANA  and  GONCALVES, ARACELI. PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS TRABALHOS DA FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A CATEGORIA PROFESSOR. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e34201.  Epub Sep 30, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469834201.

A formação de professores no Brasil tem sido foco de interesse e pesquisas nas últimas décadas e tem contribuído para a compreensão e o avanço da área. Porém, quando seu direcionamento caminha para Feira de Matemática, tais pesquisas ainda são incipientes. Com vistas a contribuir para que este dado se modifique, o presente estudo é o resultado de uma pesquisa qualitativa centrada na problemática: que perspectivas de formação de professores podem se revelar a partir dos textos escritos decorrentes dos trabalhos apresentados na categoria Professor na Feira Catarinense de Matemática? Para isso, o corpus de análise foi constituído de 38 publicações registradas nos anais, relativas à categoria Professor, no tocante ao período de 2014 a 2019. A análise descritiva e interpretativa do corpus revelou que há distinta perspectivas de formação de professores: uma, em maior destaque, mais próxima da racionalidade prática; outra, mais relacionada à racionalidade crítica e, por fim, uma terceira relacionada à racionalidade técnica. Portanto, é possível evidenciar uma tendência dos professores expositores a relatarem práticas que buscam superar um ensino tradicional, valorizando destacadamente as ações oriundas de suas próprias experiências bem-sucedidas, mas também com vistas a algo advindo da práxis. Concluímos indicando a pertinência de discussões no âmbito da Feira acerca das implicações de cada uma das perspectivas de formação identificadas, bem como sugerindo problematizar a categoria Professor.

Keywords : Movimento em Rede das Feiras de Matemática; formação de professores; concepção de formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )