SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS TRABALHOS DA FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A CATEGORIA PROFESSORSEMIOSES IDENTITÁRIAS: RETRATOS DA MODA NO ESPAÇO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PUGLIESE, GUSTAVO OLIVEIRA  e  SANTOS, VINICIO DE MACEDO. AS RELAÇÕES ENTRE O PISA E O MOVIMENTO STEM EDUCATION. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35153.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835153.

Neste artigo, exploramos o fato de que, muito além de efeitos evidentes como o ranqueamento dos sistemas educacionais e a construção de países-modelo, as narrativas construídas pelo PISA (Programme for International Student Assessment) também sustentam indiretamente o surgimento de tendências educacionais como o movimento STEM education (Science, Technology, Engineering and Mathematics), o qual tem ocupado significativo espaço na agenda educacional brasileira e já faz parte de políticas de governo. Partindo do referencial teórico em sociologia da educação, analisamos como os argumentos construídos em torno do STEM education, não por acaso, são muito próximos das perspectivas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico): a solução para os desafios da economia através da educação, jogando a conta dos sucessos (e fracassos) econômicos para a escola e para o professor. Estabelecemos uma análise crítica sobre o modo pelo qual o STEM education tem sido apresentado como uma solução universal, respaldada por ser uma tendência importada especialmente dos Estados Unidos, e dado como uma norma no Brasil. Observamos que o movimento STEM é um produto das práticas globalizantes, é um subproduto das políticas de desempenho e competividade que a OCDE determina nos sistemas educacionais mundo afora.

Palavras-chave : STEM education; Avaliação internacional; Currículo; Políticas de educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )