SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38AS RELAÇÕES ENTRE O PISA E O MOVIMENTO STEM EDUCATIONREVISITANDO A NOÇÃO DE CAMPO DE PIERRE BOURDIEU PARA COMPREENDER A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BORTOLETTI, LAISE ZIGER  e  BERTICELLI, IRENO ANTÔNIO. SEMIOSES IDENTITÁRIAS: RETRATOS DA MODA NO ESPAÇO ESCOLAR. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e25949.  Epub 20-Ago-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825949.

O vestuário, os acessórios e o próprio comportamento fazem parte do universo da moda e se manifestam como um significativo aspecto da linguagem de comunicação pessoal, refletindo no percurso histórico-social de cada sujeito. Presente em todos os espaços, a moda caracteriza-se como um elemento indissociável do espaço escolar, ambiente este composto por sujeitos que estão construindo sua(s) identidade(s). Em vista disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como a moda contribui para a construção das identidades no espaço escolar. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental. Na coleta de dados foram selecionadas seis fotografias de estudantes em espaços escolares, nas quais foram analisados os signos da moda presentes nesses registros, com base na Semiótica de Charles Sanders Peirce. Pelos resultados, percebeu-se que grande parte dos estudantes se uniformiza espontaneamente, por meio do uso de camisetas, calças jeans, legging, agasalhos de moletom e tênis. Também foi perceptível uma individualização por meio das lavagens dos jeans, acessórios e estampas. Além disso, subentendeu-se que os grupos se formam por meio dos signos que portam, e que estes podem expor os gostos do sujeito. Nessa perspectiva, a moda apresenta-se como fundamental para que esses fenômenos ocorram e sejam apresentados para os demais indivíduos - fenômenos esses evidenciados por meio do desejo de imitação e diferenciação, ou por meio de relações de status e poder. Conclui-se que é por meio da exibição das vestimentas e acessórios portados que os jovens expõem sua(s) identidade(s), gostos e ideias.

Palavras-chave : moda e educação; identidade; uniforme escolar; espaço escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )