SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38AS REPERCUSSÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UMA POSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADOINCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: RECURSOS E DIFICULDADES DA FAMÍLIA E DE PROFESSORAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

COCK, JULIANA CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO; NASCIMENTO, ALDENIRA MOTA DO; COSTA, PAULA ARAUJO  e  BONAMINO, ALICIA MARIA CATALANO DE. PESQUISAS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26769.  Epub 10-Set-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698368526769.

Apresentamos os resultados de um estudo de revisão do tipo estado do conhecimento de pesquisas sobre a implementação de políticas e programas educacionais publicadas no Brasil em periódicos do campo temático de Políticas Públicas. Duas questões nortearam os objetivos específicos deste mapeamento: se as políticas e os programas educacionais têm se constituído como objeto de pesquisa dos estudos de implementação do campo de Políticas Públicas e quais as principais abordagens utilizadas pelos pesquisadores da área nessas investigações. Trata-se de um trabalho documental e bibliográfico, constituído por um levantamento dos artigos publicados em periódicos nacionais qualificados no estrato A1 do Qualis Periódicos (Capes) nas áreas do conhecimento Ciência Política, Sociologia e Administração Pública. Os principais resultados apontam que, apesar de ainda pouco analisada, se comparada às políticas da área da saúde e da assistência social, a implementação de políticas e programas educacionais tem crescido dentre os objetos de pesquisa do campo de Políticas Públicas. Apontam também uma dupla tendência entre esses estudos: aqueles que são produzidos vinculados aos referenciais teóricos e conceituais do campo de Políticas Públicas e outros que não demonstram uma interface do ponto de vista teórico-conceitual com esse campo.

Palavras-chave : política pública; política educacional; implementação; educação; estado do conhecimento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )