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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SANTI, DENIZE NAIARA; SCHELBAUER, ANALETE REGINA  e  CASTANHA, ANDRÉ PAULO. O SISTEMA DE INSPEÇÃO DO ENSINO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NO PARANÁ. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35918.  Epub 15-Set-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835918.

Neste artigo investigamos a organização da inspeção do ensino no Paraná na primeira metade do século XX, para compreender o processo de organização da educação, considerando que a inspeção intervinha em diversos âmbitos do ambiente escolar, tanto administrativos como pedagógicos. O recorte temporal está baseado na legislação educacional, iniciando em 1901, no qual temos a primeira legislação paranaense do século XX, voltada à educação e vai até a metade do século, pois a última legislação sobre a inspeção foi em 1938, mantendo-se em vigor até depois de 1950. As fontes de análise foram a legislação, os relatórios, os jornais, os livros dentre outros documentos do período, considerados como fontes primárias e bibliografias sobre o tema. No texto, enfatizamos a importância da inspeção do ensino na organização da educação e na efetivação de legislações educacionais, e investigamos a forma como a inspeção do ensino se organizou no período. A partir da análise inferimos que a inspetoria exercia papel fundamental na organização do ensino primário e, para isso, a inspeção tinha uma estrutura complexa, que se distribuía ao longo de todo o estado, com o intuito de fiscalizar e disseminar um modelo de ensino. Além disso, os inspetores escolares se configuravam em intermediários entre as escolas/professores e o governo, pois era por meio de seus relatórios que havia a troca de informações entre esses setores.

Palavras-chave : Inspeção do ensino; ensino primário; Paraná século XX.

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