SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38THE CHOREOGRAPHIC PIECE AS A POETIC AND EDUCATIONAL EXPERIENCE: A PHENOMENOLOGICAL APPROACHUSING CONTENT ANALYSIS IN THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SOFTWARE: A CASE STUDY FOR TEACHING ABOUT ACADEMIC PLAGIARISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MARTINS, RALF FELIPE; ARAUJO, ANA LUIZA GOMES DE  and  AMORIM, MARINA ALVES. VÍNCULO DE TRABALHO & ADOECIMENTO DOCENTE: ANÁLISE DAS LICENÇAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26976.  Epub Oct 02, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698-26976.

Este artigo aborda as licenças para tratamento de saúde dos professores da educação básica da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE/MG), por tipo de vínculo jurídico de trabalho (efetivo ou designado), no período compreendido entre 2016 e 2018. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido por meio de pesquisa documental, pesquisa quantitativa (análise descritiva de dados) e realização de entrevistas. Concluiu-se que, curiosamente, os professores designados apresentam um número de licenças menor do que os professores efetivos; entretanto, os seus afastamentos são significativamente mais duradouros. Uma análise apressada desse fato poderia deduzir que, contrariando a hipótese inicial do estudo, os professores efetivos adoecem mais do que os professores designados. Todavia, neste artigo, defende-se que esse é, na verdade, um forte indicativo de que os professores designados padecem de adoecimentos de maior gravidade do que os professores efetivos, o que corrobora a hipótese inicial deste estudo, em termos. Os resultados apontam para o adoecimento no exercício da função de magistério e apresentam um alerta importante a respeito da utilização do vínculo precário da designação, o qual teve recentemente sua inconstitucionalidade parcial declarada pelo Supremo Tribunal Federal.

Keywords : Professores; Rede Estadual de Educação; designação, adoecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )