SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38A LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE SUA OFERTA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRASINTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O ENSINO BASEADO EM CASOS REAIS EM ENGENHARIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PIMENTA, SELMA GARRIDO; PINTO, UMBERTO DE ANDRADE  e  SEVERO, JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA. PANORAMA DA PEDAGOGIA NO BRASIL: CIÊNCIA, CURSO E PROFISSÃO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e38956.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838956.

O curso de Pedagogia, ao completar oitenta e três anos de existência no Brasil, desponta entre os cursos de graduação com o maior número de matrículas no país. Em que pese a sua contribuição ao longo de todas essas décadas no que se refere à formação de educadores/as e aos estudos relacionados à educação de modo geral, sua trajetória histórica é marcada por intensas disputas em torno de suas finalidades formativas. A partir do entendimento de que a definição do perfil de egressos/as de um curso superior deve ser traçada no diálogo com a natureza epistemológica das áreas científicas que o configuram e com as demandas do campo social e educacional, o presente artigo tem por objetivo analisar aspectos sobre a trajetória histórica do curso na interface com a produção do conhecimento pedagógico no país. Nessa perspectiva, inicia-se com uma discussão conceitual sobre a educação, como fenômeno social, e a Pedagogia como ciência que a tem como objeto de estudo. Prossegue analisando a trajetória histórica do curso e do pensamento pedagógico no Brasil, e finaliza problematizando o (des)lugar da Pedagogia no cenário da pós-graduação brasileira.

Palavras-chave : Pedagogia; Pedagogo; Ciência da Educação; Teoria da Educação..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )