SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38INTERACCIÓN UNIVERSIDAD-EMPRESA PARA LA ENSEÑANZA BASADA EN CASOS REALES EN INGENIERÍAPUBLICIDAD, MEDIOS Y EDUCACIÓN: EL DISCURSO OFICIAL Y PUBLICITARIO SOBRE LA REFORMA DE LA ESCUELA SECUNDARIA 2017 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FOOHS, MARCELO MAGALHÃES  y  GIRAFFA, LUCIA. REMIDIAÇÃO DO MEIO IMPRESSO PARA NARRATIVAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA USANDO O SCRATCH. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35770.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835770.

Este estudo foi motivado por uma inquietação diante dos recorrentes relatos de docentes que atuam nos Ensinos Médio e Superior quanto à deficiência dos estudantes no que diz respeito à linguagem natural escrita na norma padrão e à organização de soluções para problemas relacionados ao uso de estratégias associadas ao pensamento computacional (PC). Diante desse contexto desafiador, realizou-se uma Revisão Integrativa de Literatura com a intenção de analisar as sequências didáticas de trabalhos que envolvem a construção de narrativas multimodais no Ensino Fundamental, as quais trabalham simultaneamente o desenvolvimento da linguagem escrita e do pensamento computacional. Além disso, foram, também, entrevistados professores de sala de aula, com o propósito de ouvir suas vivências a respeito do tema investigado. Essas entrevistas exploratórias contaram com a participação de quatro voluntários. Como resultado da Revisão Integrativa de Literatura e das entrevistas, propôs-se uma sequência didática que inclui a remidiação como o eixo em torno do qual a linguagem natural escrita na norma padrão articula-se com a autoria de narrativas digitais, para promover o fortalecimento do estudante como escritor, o uso consciente de variedades linguísticas e o desenvolvimento do pensamento computacional. Por fim, para pesquisas futuras, considera-se importante a aplicação da sequência didática proposta em contexto de sala de aula, para sua validação e seu aperfeiçoamento.

Palabras clave : Narrativas Digitais; Remidiação; Scratch; Pensamento Computacional; Linguagem Escrita.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )