SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O ENSINO BASEADO EM CASOS REAIS EM ENGENHARIAPROPAGANDA, MÍDIA E EDUCAÇÃO: O DISCURSO OFICIAL E PUBLICITÁRIO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FOOHS, MARCELO MAGALHÃES  e  GIRAFFA, LUCIA. REMIDIAÇÃO DO MEIO IMPRESSO PARA NARRATIVAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA USANDO O SCRATCH. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e35770.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469835770.

Este estudo foi motivado por uma inquietação diante dos recorrentes relatos de docentes que atuam nos Ensinos Médio e Superior quanto à deficiência dos estudantes no que diz respeito à linguagem natural escrita na norma padrão e à organização de soluções para problemas relacionados ao uso de estratégias associadas ao pensamento computacional (PC). Diante desse contexto desafiador, realizou-se uma Revisão Integrativa de Literatura com a intenção de analisar as sequências didáticas de trabalhos que envolvem a construção de narrativas multimodais no Ensino Fundamental, as quais trabalham simultaneamente o desenvolvimento da linguagem escrita e do pensamento computacional. Além disso, foram, também, entrevistados professores de sala de aula, com o propósito de ouvir suas vivências a respeito do tema investigado. Essas entrevistas exploratórias contaram com a participação de quatro voluntários. Como resultado da Revisão Integrativa de Literatura e das entrevistas, propôs-se uma sequência didática que inclui a remidiação como o eixo em torno do qual a linguagem natural escrita na norma padrão articula-se com a autoria de narrativas digitais, para promover o fortalecimento do estudante como escritor, o uso consciente de variedades linguísticas e o desenvolvimento do pensamento computacional. Por fim, para pesquisas futuras, considera-se importante a aplicação da sequência didática proposta em contexto de sala de aula, para sua validação e seu aperfeiçoamento.

Palavras-chave : Narrativas Digitais; Remidiação; Scratch; Pensamento Computacional; Linguagem Escrita.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )