SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38CULTURA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: DA TEORIA DE ANDY HARGREAVES À REALIDADE VIVENCIADA NA ESCOLA“UNIVERSIDADES PARA O MUNDO”: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO BRITISH COUNCIL NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PENIDO, ANA AMÉLIA; MATHIAS, SUZELEY KALIL  e  FAUSTINI, ANA CAROLINA MIGUEL. “CADETE! IDES COMANDAR, APRENDEI A OBEDECER” COMO SE FORMAM OS GENERAIS DO FUTURO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26615.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826615.

Na Academia Militar das Agulhas Negras, ocorre a formação dos oficiais do Exército brasileiro em seus aspectos profissionais, políticos, sociais e culturais. Neste artigo, propõe-se identificar o perfil e como são formados aqueles que, no futuro, serão generais. Para isso, a pesquisa usa dados quantitativos do perfil dos cadetes de 2002 a 2012 e analisa as características formais do ensino, tais como currículos e horários. Também mereceu atenção a dimensão informal e igualmente relevante do processo de aprendizagem: a ressocialização do aluno através da exposição permanente a situações com forte carga simbólica, quando se formam noções de hierarquia, disciplina e sobre o que é ser militar diante do ‘civil’. As conclusões dialogam com estudos correlatos, questionando o Exército como a imagem da nação, confirmando tendências e trazendo novidades, como o crescimento do recrutamento entre civis e a permanência do recrutamento endógeno, ainda que agora entre os militares de baixa patente.

Palavras-chave : educação dos militares; Academia Militar das Agulhas Negras; Exército; ensino; perfil profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )