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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BRANDALISE, GISELLY CRISTINI MONDARDO; BARBOSA, ISABELA VIEIRA  e  HEINZLE, MARCIA REGINA SELPA. “UNIVERSIDADES PARA O MUNDO”: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO BRITISH COUNCIL NO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26528.  Epub 19-Nov-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826528.

O presente artigo tem por objetivo compreender concepções, desafios e estratégias para a internacionalização da educação superior no Brasil, de acordo com os relatórios “Universidades para o Mundo”, expedidos nos anos de 2018 e 2019 pelo British Council. Os referenciais teóricos utilizados são estudiosos da internacionalização da educação superior. Os procedimentos metodológicos e de análise de dados se baseiam nos preceitos da análise documental de Cellard (2012). Os dados indicam que os organismos multilaterais e privados adquirem e conquistam espaço crescente como executores de políticas educacionais orientados por concepções coerentes e consonantes às discussões de vertentes inclusivas, mas é necessário analisar minuciosamente de quais formas esses processos se desenvolvem. Os temas de destaque nos relatórios são eventos para discussões sobre os avanços nos processos de internacionalização; desenvolvimento de políticas linguísticas; estratégias de cooperação internas, interinstitucionais e internacionais; parâmetros de qualidade, tais como inclusão e diversidade. De modo geral, apontam para os desafios da progressão por meio da internacionalização em casa.

Palavras-chave : Internacionalização; Internacionalização da Educação Superior; British Council; Políticas de internacionalização.

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