SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38“UNIVERSIDADES PARA O MUNDO”: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO BRITISH COUNCIL NO BRASILPOLÍTICAS CURRICULARES E SUAS ARTICULAÇÕES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SILVA, DEISE ROSALIO. GRAMSCI E OS INTELECTUAIS, DOS ORGÂNICOS AOS LORIANOS: UMA FACETA PARA PENSAR O BOLSONARISMO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e39479.  Epub 20-Nov-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698368539479.

O artigo versa sobre a conceituação de intelectual desenvolvida por Antonio Gramsci, em suas diferentes categorias, abarcando a extensão que adquire no pensamento do autor sardo, buscando elucidar o lugar que os intelectuais assumem na luta política e social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica centrada, principalmente, na produção elaborada por Gramsci durante o período do cárcere. Foram examinados o conjunto dos Cadernos do cárcere, da edição crítica italiana, além de alguns dos mais importantes comentadores do autor e de excertos das Cartas do cárcere. O conceito de intelectual adquire grande amplitude no pensamento gramsciano, pela expressão organizativa e indispensabilidade dessa atuação no delineamento de todo tecido social. Dos intelectuais tradicionais aos orgânicos, cosmopolitas, nacionais-populares e até os contenciosos lorianistas e brescianistas, enquanto agentes fundamentais na difusão e consolidação de concepções de mundo e condutas operantes, eles assumem papel indispensável em toda organização política, econômica e social. Tal conjunto de categorização de intelectuais pode ser traduzida para o presente. Dessa forma, o compêndio da concepção de intelectual gramsciana mostra-se como recurso relevante também na compreensão do nosso tempo, da atual ordenação do tecido político social brasileiro, que possibilitou a ascensão de Bolsonaro ao poder e, apesar de toda crise vivida, ainda sustenta percentual significativo de apoiadores, elucidando que a sua real superação demandará uma reforma intelectual e moral, ratificando a luta cultural inerente a toda luta política.

Palavras-chave : Intelectuais; Gramsci; lorianismo; educação; bolsonarismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )