SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38¿POR QUÉ ESTUDIAR (CON) LOS MEDIOS? LA COMUNICACIÓN Y LA EDUCACIÓN COMO PRÁCTICAS COMPRENSIVAS, REFLEXIVAS Y EMANCIPATIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FARIA FILHO, LUCIANO MENDES DE. RESISTIR E ESPERANÇAR: OS DESAFIOS À GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS SOMBRIOS. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e40889.  Epub 10-Oct-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469840889.

O texto é uma saudação às colegas e aos colegas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais que, em tempo tão difíceis, aceitaram nos conduzir, assumindo a gestão da instituição nos quadriênios 2018-2022 e 2022-2026. Tarefa difícil, mas necessária e estruturante, a gestão universitária tem sido considerada por muitos como um enorme fardo ou, por outros, como uma carreira que os distancia da sala de aula e os aproxima do poder. Mas, há também aqueles e aquelas que assumem a gestão como um desafio democrático e solidário para que a universidade seja um espaço acadêmico e científico em que docentes, técnicos administrativos em Educação e discentes construam sentidos de vida, para a vida e para o país. Chama-se a atenção, também, para o fato de que, no momento atual, ao desafio democrático soma-se o do enfrentamento do negacionismo, do obscurantismo e do medo que, sob o atual governo, transformaram-se em políticas de Estado. Mas, como em outros momentos, as luzes da aurora, como nos lembrava Drummond, hão de aparecer e tingir nossas manhãs com as cores da vida e da alegria.

Palabras clave : Educação; Gestão Universitária; Política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )