SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39LITERATURA INDÍGENA: ENTRE RECUERDOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MOLANO, JAVIER GIOVANNY SÁNCHEZ  y  ALMEIDA, ROSILÉIA OLIVEIRA DE. ENSINOS DE CIÊNCIAS INSURGENTES: AMBIENTALIZANDO CIÊNCIAS E EDUCAÇÕES. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39408.  Epub 01-Feb-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839408.

O tecido textual corresponde a uma revisão crítica, cuja primeira versão fundamentou as análises e discussões relacionadas às experiências de campo produzidas em uma pesquisa qualitativa (SÁNCHEZ MOLANO, 2020) em instituições escolares da periferia de uma metrópole latino-americana. No caminhar pelo texto, estaremos acompanhados pelas Epistemologias do Sul, cujas ideias-força darão consistência ao fio argumentativo, em relação às proposições sobre ciências contra-hegemônicas, ciências contemporâneas, ambientalismo latino-americano e à noção de ecologia de saberes, bem como aos ensinos de ciências que podem ser ancorados nessas proposições. Avança-se na compreensão da prática científica a partir dos postulados do pragmatismo epistemológico e do pluralismo metodológico, que seriam complementares às perspectivas educacionais inspiradas na interculturalidade crítica e na educação ambiental insurgente. Com base no exposto, são propostas atualizações nomenclaturais no campo dos ensinos de ciências, mais condizentes com olhares emancipatórios projetados desde a América Latina.

Palabras clave : América Latina; ciências contra-hegemônicas; ensinos de ciências; interculturalidade crítica; tecituras ambientais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )