SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39LETRAMIENTOS ACADÉMICO-CIENTÍFICOS: LA ENSEÑAZA SUPERIOR DE LA ESCRITURA EM LA UNIVERSIDAD TECNOLOGICA FEDERAL DEL PARANÁGESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

OLIVEIRA, GRASSINETE C. DE ALBUQUERQUE  y  LESSA, ANGELA BRAMBILLA C. THEMUDO. Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e25019.  Epub 01-Feb-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469825019.

Vivemos em uma sociedade em que hábitos, costumes, valores e crenças foram modificados em decorrência da globalização e das tecnologias de informação e comunicação, que entraram e ocuparam os espaços públicos e privados, de maneira intensa e significativa. A educação, por sua vez, mesmo com alguns avanços pertinentes, ainda presentifica, nas salas de aula brasileiras, o ensino fragmentado, um modelo tradicional descontextualizado da vida cotidiana dos educandos. Ao considerar que é na e pela linguagem que o ser humano interage, este artigo objetiva apresentar uma ação crítico-formativa desenvolvida junto a formadores de língua portuguesa, da Secretaria da Educação do Estado do Acre, na discussão de conceitos de gêneros discursivos, sequência didática e multiletramentos, como possibilidade de transformação dos sujeitos envolvidos. Metodologicamente, ancoramo-nos na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), a qual todos os envolvidos atuam, de modo crítico, colaborativo e reflexivo, nas atividades desenvolvidas, de modo a intervir e transformar a realidade existente. Nos resultados encontrados, verificaramos a necessidade de revisão em: a) conceitos considerados internalizados e, b) no papel do formador como alguém que precisa articular teoria-prática de modo mais colaborativo, crítico e efetivo para com os docentes.

Palabras clave : Ação crítico-formativa; Formadores; Língua Portuguesa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )