SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39CRITICAL-FORMATIVE ACTION IN THE CONTEXT OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHER TRAINERS“LITTLE BY LITTLE”: IN-SERVICE TEACHER EDUCATION ON SEXUALITY IN THE MANAUS MUNICIPAL EDUCATION SYSTEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FREITAS, SAVANA DOS ANJOS  and  ANDRADE NETO, AGOSTINHO SERRANO DE. GESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39705.  Epub Feb 02, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839705.

Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo sintetiza o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. A pesquisa foi encontrada em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como uma forma de ajudar os alunos a aprender uma segunda língua, educação inclusiva e educação de ciências e matemática. Em geral, existem evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir para o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos na área do ensino de ciências e matemática. Interessante é a forte evidência de que o gesto constitui um canal oculto, mas poderoso, para trocar informações, aprender e até mesmo como uma ferramenta para ajudar a raciocinar.

Keywords : gestos; comunicação não-verbal; ensino; revisão de literatura; aprendizagem.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )