SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Acción crítico-formativa en el contexto de formadores de profesores de lengua portuguesa“TRABAJO DE HORMIGUITA”: FORMACIÓN CONTINUA DE DOCENTES EN SEXUALIDAD EN LA RED MUNICIPAL DE EDUCACIÓN DE MANAOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FREITAS, SAVANA DOS ANJOS  y  ANDRADE NETO, AGOSTINHO SERRANO DE. GESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39705.  Epub 02-Feb-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839705.

Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo sintetiza o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. A pesquisa foi encontrada em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como uma forma de ajudar os alunos a aprender uma segunda língua, educação inclusiva e educação de ciências e matemática. Em geral, existem evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir para o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos na área do ensino de ciências e matemática. Interessante é a forte evidência de que o gesto constitui um canal oculto, mas poderoso, para trocar informações, aprender e até mesmo como uma ferramenta para ajudar a raciocinar.

Palabras clave : gestos; comunicação não-verbal; ensino; revisão de literatura; aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )