SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa“TRABALHO DE FORMIGUINHA”: FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM SEXUALIDADE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FREITAS, SAVANA DOS ANJOS  e  ANDRADE NETO, AGOSTINHO SERRANO DE. GESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39705.  Epub 02-Fev-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839705.

Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo sintetiza o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. A pesquisa foi encontrada em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como uma forma de ajudar os alunos a aprender uma segunda língua, educação inclusiva e educação de ciências e matemática. Em geral, existem evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir para o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos na área do ensino de ciências e matemática. Interessante é a forte evidência de que o gesto constitui um canal oculto, mas poderoso, para trocar informações, aprender e até mesmo como uma ferramenta para ajudar a raciocinar.

Palavras-chave : gestos; comunicação não-verbal; ensino; revisão de literatura; aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )