SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39“TRABAJO DE HORMIGUITA”: FORMACIÓN CONTINUA DE DOCENTES EN SEXUALIDAD EN LA RED MUNICIPAL DE EDUCACIÓN DE MANAOSRETEXTUALIZACIÓN: DEL CORTOMETRAJE EM HISTORIETA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FENILLI, LAYS MAYNARA FAVERO  y  COSTA-HUBES, TEREZINHA DA CONCEIÇÃO. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANCORANDO A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS ESTUDOS BAKHTINIANOS. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e26299.  Epub 03-Feb-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826299.

Neste artigo, buscamos balizar a Prática de Análise Linguística (PAL) (GERALDI, 1984; 1997[1991]) nos estudos do Círculo de Bakhtin, por compreendermos que essa prática precisa de maior embasamento teórico-metodológico e que os estudos dialógicos contemplam, na análise de textos-enunciados, estratégias estilístico-discursivas para aulas de Língua Portuguesa. Desse modo, indagamos: Como ampliar as orientações teórico-metodológicas da PAL, sustentando-a em uma base dialógica? Como o método sociológico proposto por Volóchinov (2017[1929]) pode contribuir na constituição dessa PAL? Nossas reflexões foram baseadas majoritariamente nos estudos do Círculo, como Volóchinov e Bakhtin (1926), Bakhtin (2010[1929]; 2013; 2016[1979]), além de outros estudiosos que se voltam para o trabalho com a PAL nas aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, ancorada na Linguística Aplicada e no paradigma qualitativo interpretativista. Como resultados, compreendemos que a PAL de base dialógica parte de reflexões sobre o contexto extraverbal das enunciações para chegar às reflexões de base estilística, sem perder de vista os aspectos valorativos e discursivos dos textos-enunciados, o que pode ampliar a capacidade dos alunos de ler, escrever e interpretar textos e diferentes gêneros do discurso.

Palabras clave : Prática de Análise Linguística; Concepção dialógica de linguagem; Ensino de Língua Portuguesa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )